Céus e terra passarão

"Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão." (Mateus 24:35)

📖 Medite

Ensinando sobre os tempos do fim e os eventos que precederiam a sua vinda, o Senhor Jesus afirma que enquanto todas as coisas de nossa existência estão fadadas à inexistência, Suas Palavras são eternas e imutáveis.

Jesus avisa seus discípulos sobre o fim antes que os sinais surgissem para que, quando se deparassem com o cenário narrado pelo Senhor, sua alma não se perturbasse.

Iriam enfrentar as adversidades, mas não precisariam temer, pois a presença de Cristo estaria com eles, não haveria motivo para inquietar o coração, pois as palavras do Senhor permaneceriam imutáveis.

Embora nosso coração deseje encontrar, a qualquer custo, a estabilidade e a segurança nas coisas desta terra, neste mundo caído, elas jamais existirão. Estamos sempre rodeados de instabilidade, de crises, guerras, catástrofes e toda sorte de adversidade. O caos é uma constante em nossa existência neste universo caído.

Planejamos, mas ainda assim corremos o risco de perder tudo. Construímos, mas não deixamos de estar vulneráveis à perda. Corremos, mas quando pensamos que a chegada se aproxima percebemos que, na verdade, ela mudou de lugar.

Se depositarmos nas coisas desta terra a expectativa e a confiança de nosso coração iremos, mais cedo ou mais tarde, nos frustrar e desanimar.

Sabendo disso, Jesus nos chama para confiar em Suas palavras, para depositar nEle nossa fé e expectativa, pois os céus e a terra vão passar, mas a palavra dEle permanecerá para sempre.

Qual judeu imaginaria que, logo adiante, setenta anos depois de Cristo, o Templo de Herodes seria destruído, Jerusalém invadida e saqueada e o povo judeu disperso por toda a terra? Qual dos discípulos seria capaz de teorizar que, cerca de cinco séculos depois de Cristo, o poderoso império romano, com toda sua força e glória, desapareceria e se tornaria apenas uma sombra do passado?

E hoje, quem é capaz de pensar ou imaginar uma realidade em que não exista mais o nosso sistema econômico e político? Por vivermos tão pouco nessa existência temos a tendência de acreditar que nossa realidade é duradoura, mas a verdade é que ela não é!

Mais cedo ou mais tarde tudo o que conhecemos deixará de existir. Nosso sistema econômico, nossa democracia, nossas estruturas de poder, absolutamente tudo o que conhecemos irá passar, todas as nossas histórias, todas as nossas conquistas, feitos épicos, derrotas, sorrisos, lágrimas, tudo, tudo será corroído pela inexistência, mas a palavra de Cristo Jesus permanecerá por toda a eternidade.

“... as minhas palavras jamais passarão” promete o Senhor Jesus. E tal promessa nos fornece um refúgio em meio ao caos, a certeza de que não importa o quão terrível e desesperadora seja a crise que nos cerca, estamos refugiados nAquele que é por todas as eras. Ele disse e sua palavra não muda, Ele afirmou e sobre sua voz todas as coisas repousam.

Não se desespere, apenas confie.

🙏🏻 Ore conosco

Pai, oro a ti te agradecendo por sua infinita bondade e graça, obrigado por seu eterno amor e por, em tudo, agir com misericórdia e graça para comigo... Oro a ti lhe pedindo, meu Pai, que não permita que meu coração seja tomado pela ansiedade, não permita que minha alma se desespere diante das incertezas da vida, mas ajude-me a descansar em ti, em tua eterna e imutável palavra. Ajuda-me a encontrar repouso em teus braços. Assim eu oro, em nome de teu filho Jesus, amém.