A razão não salva
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam” — Hebreus 11.6
📖 Medite
O escritor aos Hebreus é claro ao afirmar que ninguém é capaz de viver para Deus se não crer que Ele exista.
Eu amo apologética, me maravilho com os argumentos filosóficos que apontam para a realidade da existência de Deus, mas como cristão reconheço que não há como chegar ao conhecimento do Senhor a não ser pelo caminho da fé.
E aqui reside um grande problema: pensar que o ser humano pode chegar ao conhecimento de Deus através da razão, através da capacidade intelectual.
Longe de Cristo e morto em delitos e pecados o ser humano é, naturalmente, inimigo de Deus, odeia tudo o que aponta para a realidade do Criador e por mais que o Universo aponte a realidade da existência do Deus Soberano, a mente caída do homem irá, a todo custo, procurar escapatórias para isso.
Não conseguimos explicar o surgimento da vida em nosso planeta então consideramos a possibilidade de ela ter surgido em algum lugar do Universo e ter sido trazida por meteoros, não conseguimos explicar o porquê nosso Universo existe então consideramos que ele é apenas um dentre infinitos outros.
Somente pela fé alcançamos a Sabedoria divina e somente através da fé reconhecemos o nosso estado de morte. Ninguém passa a crer em Deus através da sua própria capacidade intelectual, mas sim através da fé que provém do intelecto iluminado pelo Santo Espírito.
Ninguém pode agradar a Deus e chegar ao conhecimento da verdade a partir de argumentos lógicos, ninguém é salvo ao constatar o ajuste fino do Universo, por isso precisamos anunciar o Evangelho, que é o Poder de Deus para a salvação e o único meio pelo qual a fé é desenvolvida.
Que Deus lhe abençoe e até amanhã em mais um #LittleDevocional.