Fé sem obras
“Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2:26)
📖 Medite
Ao ler este verso, e o contexto no qual ele está escrito, você pode se perguntar: “Então somos salvos pelas obras?”. E a resposta é não.
Não somos salvos pelas obras, não é o que praticamos que nos garante o acesso à salvação em Jesus Cristo. Ao contrário, somos salvos para as boas obras.
Longe de Deus estávamos mortos em nossos pecados, incapacitados de viver para a glória de Deus e de obedecer aos Seus mandamentos, porém uma vez regenerados pelo Espírito Santo fomos capacitados para viver em novidade de vida e na prática das boas obras.
E, uma vez que praticamos as obras que Deus espera de nós, a nossa fé se fortalece. Inevitavelmente alguém que não vive a prática das boas obras, que não exerce a caridade cristã e que não exercita a santidade irá, mais cedo ou mais tarde, ter a sua fé enfraquecida.
Uma analogia interessante que podemos fazer é comparar a fé com um balão e as obras com o gás. Sem o invólucro o gás não tem utilidade nenhuma e, da mesma forma, sem o gás o balão não sobe.
E, no fim, tanto o balão, quanto o gás, são fruto da graça divina. Se temos a fé, é porque Deus iluminou o nosso coração com o Espírito Santo para que crêssemos nele e, da mesma forma, se praticamos as boas obras é porque nosso coração foi estimulado pelo Espírito para caminhar em obediência.
Não sei como você viveu este primeiro semestre de 2025, não sei se sua fé tem sido alimentada e desenvolvida para a glória de Deus e nem mesmo se suas obras refletem o caráter de alguém que foi salvo por Cristo Jesus.
No entanto, eu sei que Deus está com as mãos estendidas para nos auxiliar a viver a vida que Ele planejou para nós neste segundo semestre.
Talvez você tenha falhado em exercer a fé por meio das obras, mas não desista, não jogue tudo para cima. Nunca é tarde para recomeçar.
🙏🏻 Ore
Pai, oro a ti lhe dando graças por tua infinita compaixão e bondade. Obrigado por iluminar meu coração com teu Espírito e por preparar as boas obras para que eu as praticasse. Oro lhe pedindo perdão por, diversas vezes, me esquecer da tua vontade, por viver os meus próprios desejos e por deixar as boas obras de lado. Perdoe-me e me ajude a viver para tua glória, limpe meu coração e mente para que, de agora em diante, eu viva a vida que o Senhor desejou e planejou para mim. Assim eu oro, em nome de teu filho Jesus, amém.
Muito obrigado por sua leitura.
Compartilhe este devocional com um(a) amigo(a) e abençoe o dia dele(a).