Lance as redes
"Ao que disse Simão: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes." (Lucas 5:5)
📖 Medite
Aquela não foi uma noite como todas as outras, foi uma noite de trabalho árduo, muitas e muitas tentativas, mas sem nenhum resultado positivo. Pedro e os outros discípulos haviam pescado durante toda a noite e, ainda assim, não conseguiram absolutamente nada. Se empenharam com todas as suas capacidades, mas seu mérito não foi recompensado.
Pedro não era um pescador de fim de semana, a pesca não era um hobbie ou passatempo, ao contrário, era seu ganha pão. E poderíamos dizer, sem medo de errar, que ele era muito bom naquilo que fazia.
LittleNews é uma publicação apoiada pelos leitores. Para receber novos posts e apoiar meu trabalho, considere tornar-se uma assinatura gratuita ou uma assinatura paga.
Enquanto o Mestre ensinava a multidão, Pedro e seus companheiros lavavam as redes num claro sinal de que, por hora, não tentariam mais nada. Investiram suas energias numa pescaria fracassada e, agora, depois da noite toda trabalhando, era a hora de descansar. O Mestre, no entanto, tinha outros planos para aqueles homens.
"Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo e lançai as vossas redes para a pesca." (Lucas 5:4)
Pedro poderia ter retrucado a ordem de Jesus, poderia ter argumentado que Ele estava equivocado, afinal, um carpinteiro não teria o conhecimento necessário para saber qual era o melhor horário de lançar as redes.
No entanto, em um ato de fé ele acata a ordem de Jesus e não apenas isso, firma a sua obediência em Sua palavra, "sobre tua palavra, lançarei as redes", ele declara. E o resultado nós conhecemos.
Com toda certeza aquela foi a maior pesca da vida de Pedro e não apenas isso, ali iniciava uma nova fase na vida daquele homem. A pesca maravilhosa foi o primeiro passo de Simão no discipulado, foi o início de uma vida toda entregue ao Senhor.
Pedro não se preocupou com os peixes, ele apenas obedeceu e Jesus se encarregou de envia-los. No entanto, diante do chamado para seguir a Cristo, aquela pesca maravilhosa se tornou pequena. A grande verdade é que as centenas de peixes foram apenas um meio que o Senhor usou para chamar a atenção daquele homem desiludido.
O que Cristo está pedindo para mim e para você hoje? Qual passo de fé precisamos dar, qual é a palavra de obediência que devemos seguir?
Pode ser que até hoje não recebemos o que tanto aguardamos do Senhor simplesmente porque, quando Ele ordena, "lance a rede", não obedecemos. Retrucamos o Mestre questionando sobre qual seria o melhor horário, argumentamos que nos falta as melhores condições e nos esquecemos que quem manda o peixe é Aquele que nos dá a ordem.
Se quisermos, assim como Pedro, viver uma vida de experiências extraordinárias com o Senhor precisamos deixar de lado as nossas desculpas, os nossos argumentos e as nossas razões. Precisamos reconhecer o senhorio de Jesus e, assim como aquele homem há dois mil anos fez, declarar: "sobre tua palavra, lançarei as redes."
🙏🏻 Ore conosco
Pai, oro a ti lhe pedindo perdão por todas as vezes que fui relutante em obedecer a sua voz. Perdoe-me por procurar desculpas e argumentos, perdoe-me por duvidar de ti e ajuda-me a confiar em tua palavra, ajuda-me a andar em fé e obediência ao Senhor, mesmo que isso implique em viver na contramão do mundo e da minha razão, pois sei que, somente assim, viverei o sobrenatural em minha vida. Oro no nome de teu filho Jesus, amém.