Little Figuras - David Wilkerson

David Wilkerson nasceu em Hammond, Indiana, no dia 19 de maio de 1931. Foi o segundo filho de Kenneth e Ann Wilkerson. Tanto seu avô Jay Wilkerson, quanto seu pai Kenneth Ann Wilkerson eram evangelistas e exerceram forte influência na vida do pequeno David que, aos oito anos de idade ouviu o chamado de Deus para se entregar sua vida a Cristo e dedicar sua vida ao ministério.

Ao concluir seus estudos na escola secundária, David ingressou no Central Bible College, na cidade de Springfield, no Estado do Missouri. Ainda com 14 anos David iniciou seu ministério, ministrando diversos sermões. No ano de 1952, com 22 anos de idade, casou-se com Gwen e tiveram quatro filhos.

Depois de casado David Wilkerson pastoreou diversas igrejas no Estado da Pensilvânia e, enquanto estava à frente de uma pequena igreja em uma cidadezinha do interior, Wilkerson se deparou com uma matéria vinculada pela Revista Life acerca do julgamento de alguns menores infratores integrantes da gangue “Dragões” da cidade de Nova York.

A aventura toda teve seu início numa noite: “sentei-me para o meu estudo bíblico como de costume quando vi a revista Life. Eu simplesmente virei uma página e, à primeira vista, parecia que não havia nada que me interessasse. A página mostrava um desenho de um julgamento que ocorria em Nova Iorque, a 350 quilômetros de distância da minha casa no interior do estado da Pensilvânia, E.U.A. Eu nunca tinha ido a Nova York, nem nunca quis ir, exceto talvez para ver a Estátua da Liberdade. Eu comecei a virar as páginas da revista até que algo chamou minha atenção. Foi uma figura de um desenho dos olhos de um menino. Ele foi um dos sete meninos levados a julgamento por assassinato. Eu segurei a revista mais perto para obter uma melhor visão. O artista tinha capturado um olhar de espanto, ódio e desespero nas características do jovem. De repente, comecei a chorar”.

Com o objetivo de pregar para os menores, David deixa sua pequena congregação e parte para desconhecida Nova York. Ao contrário do que planejava, não conseguiu anunciar o evangelho para os jovens condenados pelo tribunal.

No entanto, Deus o direciona para um trabalho grandioso e em 1958 inicia o “Desafio Jovem”, um ministério cujo objetivo era levar a Cristo dependentes de drogas, prostitutas, integrantes de gangues e todos os marginalizados pela sociedade. Nesse período, o pastor Wilkerson anuncia o evangelho para Rick Cruz, líder da gangue “Maus Maus” que, anos depois, se tornaria pastor e pregador do Evangelho.

No ano de 1960 a sede do Desafio Jovem se muda para uma grande casa na Clinton Avenue, Brooklyn, onde ofereciam abrigo para dependentes de drogas, jovens problemáticos, sem-teto e membros de gangues.

Em 1971, o ministério de David Wilkerson, mudou sua sede para o estado do Texas, onde fundou o “World Challenge Inc.” (Desafio Mundial). A missão do ministério tem sido a de promover e perpetuar as doutrinas do Cristianismo, através de ensinamentos públicos. Como tal, World Challenge serve como um guarda-chuva corporativo para as cruzadas do reverendo Wilkerson, conferências de ministros, edição de livros, a produção de filmes, escolas de formação, evangelismo de rua, encontros de arrependimento, distribuição de literatura, programas de alimentação, esforços para plantação de igrejas e inúmeros outros serviços ministeriais.

Enquanto caminhava pela rua 42 de Nova York, em uma madrugada do ano de 1986, Wilkerson fica chocado ao ver crianças de 9, 10 e 11 anos viciadas em crack. “Len Bias, o famoso jogador de basquete da faculdade, tinha acabado de morrer de uma overdose de crack – relembra Wilkerson – “Eu ouvi, um traficante gritando: “Eu tenho a “coisa” que matou Len”.

Novamente contristado, o pastor Wilkerson, agora perto de se aposentar, ora a Deus: “Oh Deus, o Senhor tem que levantar um testemunho neste lugar infernal. Parece que o diabo criou Nova Iorque como o seu reino. Esta é a sede da Babilônia”. E, imediatamente, recebe a resposta “Você conhece a cidade, David. Você já esteve aqui. Você pode fazê-lo”.

Novamente em Nova York, Wilkerson e sua esposa estabelecem a Igreja de Times Square, em 1988, ora na Câmara Municipal de Teatro ora no Teatro Nederlander, em 1989 a igreja compra o Mark Hellinger Theater e se estabelece no coração de Nova York, na rua 51 em plena Broadway.

Na tarde do dia 27 de abril de 2011 o Reverendo Wilkerson foi recolhido para o Senhor após sofrer um acidente de carro, sua esposa Gwen sobreviveu ao acidente, mas faleceu em 5 de julho de 2012 após lutar contra o câncer.

Wilkerson dedicou sua vida inteira ao serviço do Senhor e alcançou milhares de almas nas ruas e tudo isso se iniciou em uma noite quando, ao decidir desligar a TV e orar, Deus o chamou para Nova York.

Hey, o que achou?

Deixe seus comentários