Em Cristo somos feitos pequenos filhos de Deus

A razão não salva

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam” — Hebreus 11.6

📖 Medite

Escrevendo acerca da fé, o autor da carta aos Hebreus declara que ninguém pode viver de forma a agradar a Deus sem, primeiro, crer que Ele exista.

Eu amo apologética, me maravilho com os argumentos filosóficos que apontam para a realidade da existência de Deus, me pego refletindo sobre como a complexidade de nossa existência nos fornece um argumento sólido e robusto para a crença em Deus, mas como cristão reconheço que não há como chegar ao conhecimento do Senhor a não ser pelo caminho da fé.

E aqui reside um grande problema: pensar que o ser humano pode chegar ao conhecimento de Deus através da razão, através da capacidade intelectual. Não e irei mostrar o porquê!

Longe de Cristo e morto em delitos e pecados o homem é, naturalmente, inimigo de Deus, odeia tudo o que aponta para a realidade do Criador e por mais que o Universo aponte para argumentos inquestionáveis da existência de um Deus pessoal a mente caída do homem irá, a todo custo, procurar escapatórias para isso.

Não conseguimos explicar o surgimento da vida em nosso planeta então consideramos a possibilidade de ela ter surgido em algum lugar do Universo e ter sido trazida por meteoros, não conseguimos explicar o porquê nosso Universo existe então consideramos que ele é apenas um dentre infinitos outros.

A razão humana sempre escapará pela tangente quando for encurralada, o homem caído sempre procurará uma escapatória para a necessidade de responder à realidade de existência de Deus.

Somente pela fé alcançamos a Sabedoria divina e somente através da fé reconhecemos o nosso estado de morte. Ninguém passa a crer em Deus através da sua própria capacidade intelectual, mas sim através da fé que provém do intelecto iluminado pelo Santo Espírito.

Ninguém pode agradar a Deus e chegar ao conhecimento da verdade a partir de argumentos lógicos, ninguém é salvo ao constatar o ajuste fino do Universo, por isso precisamos anunciar o Evangelho, que é o Poder de Deus para a salvação e o único meio pelo qual a fé é desenvolvida.

Sendo assim pregue a Palavra e, com ousadia e fé, viva a Palavra.

🙏🏻 Ore

Pai, oro reconhecendo que não posso viver de maneira que te agrade sem que antes meu coração tenha sido iluminado por teu Santo Espírito. Remova de minha mente e de meu coração a ideia equivocada de que devo ter argumentos e explicações racionais para tudo, ajude-me a compreender que a fé não é a certeza naquilo que vejo e explico, mas a convicção de coisas que não sou capaz de enxergar e, com minha mente limitada, compreender. Ajude-me a viver por fé, para que, desta maneira, o teu nome seja glorificado e o teu Reino manifesto ao mundo. Oro em nome de Jesus, amém.