Paulo encerra sua carta aos filipenses agradecendo por eles terem participado em sua aflição enviando-lhe recursos financeiros para continuar pregando o evangelho (v. 15-18) e, neste contexto, encontramos a declaração muito conhecida e, por que não, mal compreendida do Apóstolo.

Normalmente quando afirmamos "posso todas as coisas naquele que me fortalece" nossa mente sempre está alinhada com a ideia de que, em Deus, temos condição de fazer tudo o que desejarmos.

Mas o que Paulo está dizendo, na verdade, é que em Deus ele tem condições de passar por todas as circunstâncias, basta ler os dois versículos anteriores (v. 11, 12).

O Apóstolo havia aprendido a se contentar com aquilo que possuía, a ter abundância e a possuir pouco, a ter fartura e a padecer fome. Ele podia todas passar por todas essas situações e ainda permanecer firme, pois era Deus que o fortalecia.

Eu e você podemos todas as coisas em Deus, podemos ter muito, ou podemos não ter absolutamente nada, podemos passar por momentos de abundância e podemos passar por momentos de escassez, indiferente da circunstância é Deus quem nos fortalece e, por isso, permanecemos firmes e constantes.

Você pode todas as coisas, não no sentido de posse sobre elas e de ter direito em requerê-las de acordo com sua própria vontade, mas em se submeter à vontade de Deus e de confiar que em todas elas tudo coopera para o bem daqueles que por Ele foram chamados.

Que Deus lhe abençoe e até amanhã em mais um #LittleDevocional.