Não deixe seu coração esfriar
Ninguém que permanece parado, inerte, apenas aguardando a volta de Jesus sem se envolver, ativamente, no serviço do Reino de Deus irá subsistir ao inverno da alma.
“Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.” (Mateus 24:12,13)
📖 Medite
Normalmente, quando lemos estes versos, costumamos interpretar o ensino de Jesus no sentido de que o amor se esfriará daqueles que estão no mundo por causa de seus pecados.
Isso não deixa de ser verdade, no entanto, não só os ímpios correm o risco de enfrentar o esfriamento do coração. Eu e você também podemos cair no mesmo e, ainda assim, acreditar que está tudo bem.
É inegável que o mundo, dia após dia, está afundando em pecado. Ligamos a TV e tudo o que vemos é tragédia, morte, desgraça. Olhamos ao nosso redor e contemplamos a depravação moral de nossa sociedade.
Diante deste cenário desolador, a tendência do coração é responder negativamente acreditando que, por tudo estar indo de mal a pior, não há mais nada a ser feito a não ser aguardar passivamente o retorno de Cristo.
Este é o pior esfriamento do coração… Acreditar que, como representantes do Reino de Deus, não temos nada a fazer neste mundo, já que está tudo submerso no pecado.
Ao tratar sobre o fim dos tempos, o Apóstolo Pedro escreve: “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.” (1 Pedro 4:7,8)
Diante da proximidade do fim, o Apóstolo chama os irmãos para viverem em sobriedade, conscientes da realidade, e em constante vigilância em oração. Porém, ao contrário de “apenas aguardar o fim” o crente é convocado para desenvolver “ardente amor um para com os outros”. Mas como?
O Apóstolo responde: “Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações, cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons mordomos da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.” (1 Pedro 4:9-11)
O antídoto para o coração cujo amor está se esfriando é o exercício dos dons que Deus concede à igreja.
Diante da realidade caída, do aumento da iniquidade, o discípulo é chamado por Jesus para arder em amor servindo ao próximo, sendo hospitaleiro, administrando os dons que recebeu, ensinando a palavra e vivendo em favor do outro.
Ninguém que permanece parado, inerte, apenas aguardando a volta de Jesus sem se envolver, ativamente, no serviço do Reino de Deus irá subsistir ao inverno da alma.
Fique parado, do lado de fora em uma noite de inverno, e você irá morrer de hipotermia, da mesma forma, fique parado em um mundo cuja iniquidade cresce dia após dia, e seu coração perderá o amor de Deus.
Quer aquecer seu coração? Trabalhe no Reino com a consciência de que o fim está próximo.