Para onde iremos nós?

“Perguntou então Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.” (João 6:67-68)

📖 Medite

Depois de registrar a multiplicação dos pães e peixes e, posteriormente, o ensino de Cristo sobre Ele ser o pão de Deus que desce dos céus, o evangelista João escreve declarando que as multidões se escandalizam e começam a abandonar o Senhor. É quando o Mestre se volta para seus discípulos e questiona se eles, assim como aqueles homens e mulheres, também desejavam deixá-lo.

Pedro então responde questionando para onde iriam se as palavras de vida eterna estavam em Cristo.

Reverberando o que o Apóstolo declarou, Santo Agostinho, alguns séculos depois, exclama: "Senhor, é duro Te seguir, mas é impossível Te deixar".

Muitas vezes nos deparamos com esta realidade, humanamente contraditória e inexplicável.

A estrada após o Mestre é árdua, dolorosa e sacrificial. Tal como aqueles homens que abandonara o Senhor, também declaramos algumas vezes que é duro seguir seus ensinos. No entanto, nossa alma só se preenche na presença dEle.

Por mais difícil que seja caminhar após o Mestre, por mais doloroso que seja sacrificar nossa carne, há em nossa alma o ardente desejo pela presença dEle.

E a grande verdade é que fora da presença do Senhor não há lugar algum para ir, longe dEle não há verdadeira paz e repouso, por mais que nossos pés se cansem, ainda assim, caminhar ao lado do Mestre continua sendo o único caminho que preenche, verdadeiramente, nosso coração com paz.

Pedro compreendeu que não havia outra estrada a se percorrer, não havia outro lugar, não haviam prazeres, alegrias ou qualquer tipo de recompensas terrenas que pudessem substituir a grandiosidade da presença eterna do Mestre.

O coração do discípulo, uma vez tocado pela doce voz do Criador, nunca mais será o mesmo. Ainda que seja doloroso, ele continuará seguindo a doce e eterna voz de seu Senhor.

Não negamos a dificuldade do discipulado, mas da mesma maneira reconhecemos que neste mundo não temos outro lugar onde descansar a não ser em Jesus.

Para onde iremos nós? É a pergunta que surge no coração do discípulo quando se depara com a possibilidade de deixar o Mestre. Talvez alguns até embriaguem sua alma com as coisas passageiras desta terra e deixem de enxergar a futilidade da vida sem Deus, no entanto, mais cedo ou mais tarde, reconhecerão que, afastados de Cristo, não há verdadeira paz e consolo.

Para onde iremos nós? Somente nEle encontramos as palavras que nos conduzirão à verdadeira vida.

🙏🏻 Ore conosco

Pai, oro a ti lhe agradecendo por minha vida, por tua compaixão e por, em todos os momentos, me guardar e guiar em ti... Oro a ti lhe clamando para que fortaleça o meu coração, não permita que minha alma se desfaleça na caminhada e deixe de segui-lo, não permita que minha carne me engane com a mentira de que, longe de ti, há algum lugar para mim. Mas peço, Senhor, me atraia com seu amor e me fortaleça. Quero viver todos os dias da minha vida em tua presença, para a glória do teu nome e avanço do teu Reino... Assim eu oro, em nome de Jesus, amém.