Paz que excede todo o entendimento
“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6-7)
📖 Medite
Ao tratar sobre a tendência do coração humano em se inquietar e ficar ansioso diante das incertezas da vida, o Apóstolo Paulo nos apresenta um caminho para encontrar o alívio e a paz para nossas almas.
O que ele nos declara, no entanto, não é o típico conselho de alguém que não tem consciência do que seja a ansiedade. Ele não está simplesmente dizendo "não se preocupe". Ao contrário, Paulo fundamenta sua orientação no fato de que Deus não apenas ouve, mas responde nossas súplicas e, esta certeza, nos fornece a paz necessária para descansar.
Não temos necessidade de ficar ansiosos, pois temos um Pai que cuida de nossas vidas e que, em sua eterna providência, sabe o que é ou não melhor para nós.
Ao invés de inquietar o coração nos preocupando com um futuro que não sabemos se existirá ou não, somos chamados para apresentar diante de Deus todas as nossas necessidades reconhecendo não apenas que o Senhor é poderoso para suprir o que precisamos, mas também que Ele é gracioso e bom de modo que constantemente nos dá além do que pedimos.
A paz que excede o entendimento se fundamenta nestas duas verdades: confiança e gratidão. Confiamos na provisão futura de Deus e agradecemos pelo pão que Ele nos concedeu hoje. Da mesma maneira que nos sustentou neste dia, Ele continuará nos sustentando por todos os dias de nossa vida.
E não apenas isso, Ele não irá simplesmente sustentar no sentido que Ele está se preparando para suprir as nossas necessidades futuras, mas como Deus eterno, Ele já está em nosso futuro suprindo nossas necessidades pelas quais, nosso inquieto coração, se angustia hoje.
Quando nos armamos dessas duas verdades o próprio Senhor se encarrega de proteger o nosso coração e a nossa mente em Cristo Jesus.
O grande risco de viver em constante ansiedade e inquietação é a possibilidade de esquecermos de desenvolver um coração grato ao Senhor e, na medida que não alimentamos nossa gratidão, reconhecendo o bem que Deus já nos tem feito, nos afastamos da vontade dEle.
Tratando sobre o mesmo assunto, o Senhor Jesus nos assevera:
"Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração." (Mateus 6:21)
E ainda acrescenta:
"A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!" (Mateus 6:22-23)
Quando deixamos nosso coração ser tomado pela ansiedade e pelas preocupações deste mundo, esquecendo que da mesma forma que Deus alimenta os pássaros e veste os lírios do campo Ele também nos sustenta, nos tornamos vulneráveis ao perigo de depositar nas coisas desta terra a nossa confiança.
E, na medida que colocamos nossos olhos nos tesouros dessa existência terrena e vivemos exclusivamente para ajuntar bens materiais, entenebrecemos toda a nossa alma e caímos no engano de ajuntar tesouros onde eles podem ser corroídos pela inflação e roubados por ímpios.
Claro que o que Cristo e o Apóstolo Paulo nos ensina não é um estilo de vida descompromissado ou ainda irresponsável. Não se trata de viver uma vida esbanjando o que conquistamos sem nenhuma preocupação financeira. A questão central está justamente onde nosso coração deposita sua confiança.
Se nos esquecemos que Deus é aquele que provê o nosso sustento, inevitavelmente passaremos a servir a Mamon, ao dinheiro, e nossa vida será cheia de trevas. Porém, se colocamos nossas ansiedades e nossas inquietações diante de Deus reforçamos em nosso coração e em nossa alma a verdade eterna de que Ele é soberano sobre todas as coisas.
O homem que vive para si mesmo e para as riquezas jamais será capaz de desfrutar da paz que excede todo o entendimento, pois sua paz está firmada em uma fundação que pode ser destruída. Mas todo aquele que descansa, em gratidão, no sustento e provisão do Senhor Deus pode, sem medo algum, repousar nos braços do Príncipe da Paz.
"Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6:34)
🙏🏻 Ore conosco
Pai, oro a ti lhe agradecendo por este dia, muito obrigado por tua bondade, por tua compaixão e por teu sustento. Me ajude a confiar e a descansar em ti, ajude-me a repousar em tuas mãos confiando que, em todos os momentos, o Senhor me sustenta e provê tudo o que eu necessito. Não permita que meu coração seja tomado pela ansiedade e não me deixe corromper pela avareza e ganância, mas com teu Espírito Santo aquieta meu coração e me faça descansar em ti confiando que o Senhor é um pai amoroso que conhece todas as minhas necessidades. Assim eu oro, em nome de Jesus, amém.