Posso todas as coisas
"Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13)
📖 Medite
Escrevendo para a igreja de Cristo em Filipos o Apóstolo Paulo declara, o que milênios depois, se tornaria uma de suas afirmações mais conhecidas e, na mesma proporção, mais distorcida.
Sempre que lemos ou ouvimos esse versículo acreditamos que Paulo estava pregando uma espécie de triunfalismo, de certeza que, em Jesus, ele viveria somente vitórias, conquistas e bênçãos. Entretanto, quando colocamos em perspectiva toda a carta de Filipenses percebemos que o apóstolo está, na realidade, tratando de outro tipo de cenário.
No primeiro capítulo da carta, ao escrever sobre suas prisões e como o testemunho dele estimulou outros irmãos na pregação do evangelho, Paulo declara que haviam aqueles que pregavam o evangelho de Jesus com segundas intenções.
"Verdade é que alguns pregam a Cristo até por inveja e contenda, mas outros o fazem de boa mente; estes por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho; mas aqueles por contenda anunciam a Cristo, não sinceramente, julgando suscitar aflição às minhas prisões." (Filipenses 1:15-17)
Somado ao sofrimento da prisão, irmãos na fé começaram a usar a ausência do apóstolo como pretexto para pregar o evangelho na intenção, não de anunciar o nome de Jesus, mas para desenvolver o próprio ministério. Não tinham como objetivo principal a glória de Deus, mas ofuscar o legado do apóstolo. Porém, ao contrário do que muitos de nós faríamos hoje, ele não se importa.
"Mas que importa? contanto que, de toda maneira, ou por pretexto ou de verdade, Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei" (Filipenses 1:18)
Um pouco adiante, nas saudações finais, Paulo agradece a contribuição que havia recebido dos filipenses e então apresenta o modelo de contentamento cristão que devemos desenvolver e que é a base para a declaração de que, em Cristo, podemos todas as coisas.
"Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade." (Filipenses 4:12)
A caminhada cristã não é sinônimo de vitória financeira, reconhecimento humano ou grandes conquistas terrenas. Não que tudo isso seja errado, no entanto, o propósito central do Senhor Deus é nos moldar conforme a imagem de Jesus Cristo para viver uma eternidade toda ao lado dEle.
E, neste processo, vamos passar por altos e baixos, vamos ganhar, mas também vamos perder, vamos ter riquezas e fartura, mas também teremos necessidades, entretanto, podemos passar por tudo isso sendo amparados e fortalecidos por Cristo.
Paulo estava preso quando escreveu sua carta à Igreja em Filipos e, ainda assim, ele se alegrava, pois por mais que estivesse algemado, sua alma estava livre em Cristo Jesus. Seu contentamento e sua gratidão não dependiam das circunstâncias, mas única e exclusivamente da presença do Espírito Santo.
Assim como ele, eu e você podemos todas as coisas, podemos passar por momentos bons e por momentos maus, podemos ter tudo e, da mesma maneira, não ter nada. Podemos passar por tudo isso e, ainda assim, permanecer firmes, pois quem nos fortalece é Cristo Jesus, nosso Senhor.
🙏🏻 Ore conosco
Pai, oro a ti te agradecendo por tudo o que o Senhor tem me concedido, obrigado(a) pelas bênçãos, pelo sustento, pela provisão e por minha vida, obrigado(a) pelas vitórias e obrigado(a) também pelas derrotas. Peço que o Senhor venha moldar meu coração para compreender, plenamente, que em todas as situações o teu Espírito Santo está ao meu lado me auxiliando, fortalecendo e me conduzindo para a glória do teu nome, não permita que meu coração se torne amargurado nas provações e nem que ele se esqueça do Senhor nas bênçãos, mas me alinhe ao centro da tua vontade para que, por meio de mim, o teu nome seja glorificado e o teu Reino manifesto ao mundo. Assim eu oro, em nome de Jesus, amém.