Quando não estiver nada bem

“Eu disse isso para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo, vocês terão aflições; contudo, tenham coragem! Eu venci o mundo” (João‬ ‭16‬:‭33‬)

📖 Medite

Fomos alienados pelo sistema deste mundo para acreditar que a vida que vale a pena a ser vivida é aquela que está repleta de vitórias, conquistas e realizações. A cada novo reels nos deparamos com um coach ensinando a fórmula secreta para o sucesso pessoal, olhamos para nossos colegas de turma e a sensação que temos é que a vida foi muito mais grata com eles. Tudo e todos parecem estar bem.

E, então, olhamos para nós mesmos e nos deparamos com uma realidade não tão agradável. Não conquistamos o sucesso, estamos com a mente cheia de inquietações, a alma dilacerada pela dor e os dias caíram na rotina monótona de acordar, trabalhar e dormir.

Não apenas isso, somado ao suposto fracasso pessoal ainda temos as lutas e adversidades de uma vida neste lado da eternidade. Perdemos mais do que gostaríamos de perder, sofremos dores que sequer imaginávamos que seria possível sofrer, caminhamos sozinhos, passamos por vales sombrios, noites frias e tempestades tenebrosas.

Nossa fé é testada, nossas convicções questionadas por ímpios que se levantam contra o Senhor e, constantemente, nos deparamos com a solidão de escolher caminhar no caminho da retidão.

A grande verdade é que não há muito o que se fazer.

O próprio Jesus já nos alertou para a desagradável realidade de que, neste mundo, teríamos aflições e essa é uma das marcas do discipulado. Não existe promessas de vitórias terrenas, não existe certezas de conquistas, nem sequer a expectativa de uma vida tranquila financeiramente falando.

Caminhar com Jesus é andar em direção ao Gólgota cercados por homens que odeiam a verdade do evangelho.

Qualquer pregador que lhe prometer uma vida tranquila e cheia de vitórias estará mentido ao seu coração. Enquanto estivermos no mundo, teremos aflições, muito mais tristezas do que alegrias, muito mais lutas e provações do que vitórias.

Isso não é de se estranhar, no mesmo mundo que nosso Senhor foi crucificado, também enfrentaremos perseguições.

Mas o fundamento da fé cristã não depende de vitórias, conquistas ou realizações terrenas. A promessa de Cristo não é que Ele estaria conosco quando tudo estivesse bem. Não são as circunstâncias passageiras desta realidade que confirmam se Cristo está ou não conosco, mas sim a promessa de Sua boca.

Ele disse que teríamos aflições neste mundo, mas que mesmo diante das aflições não precisaríamos temer, pois Ele já venceu o mundo. A convicção de que Cristo prevaleceu sobre essa realidade caída é o que deve nos fornecer o ânimo necessário para passar pelo dia mal.

Depositar as expectativas em um simples “vai ficar tudo bem” não nos garante absolutamente nada, pois não há garantia alguma que tudo ficará bem. Pode ser que jamais sejamos curado de alguma doença, pode ser que nunca alcancemos a tão sonhada estabilidade financeira ou ainda que encontraremos companheiros que nos auxiliarão na caminhada.

Indiferente disso e do sucesso pessoal, a nossa convicção deve estar firmada na certeza de que Cristo venceu o mundo. Ele é o fundamento da nossa esperança. Ele é a rocha sobre a qual firmamos nossas expectativas e permanecemos mesmo quando tudo vai de mal a pior.

Não desistimos da vida, pois Ele venceu o mundo, não desistimos de caminhar, pois Ele venceu o mundo, não abandonamos o nosso propósito, pois Ele venceu o mundo.

É porque Cristo venceu o mundo que caminhamos, é porque Ele triunfou sobre essa realidade caída que não estamos desamparados.

Quando tudo for de mal a pior, quando todas as nossas economias forem corroídas pela inflação, quando nossa saúde for drenada pela doença e a nossa alegria abalada pelo luto, ainda assim podemos confiar e perseverar, pois Cristo venceu o mundo e a vitória dele é a nossa torre forte em meio ao caos.

A garantia de que não nos perderemos não está sobre o que conquistamos ou no sucesso que alcançamos, mas sim se estamos ou não em Cristo Jesus. Ele é a vitória sobre o mundo, Ele é a nossa segurança na tempestade.

🙏🏻 Ore

Pai, oro a ti lhe pedindo para que fortaleça minha fé no Senhor. Ajude-me a confiar em sua promessa e a descansar em tua presença. Não permita que meu coração seja abalado pelas incertezas deste mundo, pela instabilidade ou pela ansiedade de minha alma. Encha-me com a tua paz, guia-me com teu Santo Espírito. Assim eu oro, em nome de Jesus.

Projeto Euaggelion
CTA Image

Esta meditação foi originalmente publicada no Euaggelion, nossa newsletter semanal com reflexões bíblicas, teologia, vida cristã e encorajamento para sua caminhada de fé.

Acessar a newsletter