Se isolarmos o contexto desta afirmação de Jesus podemos sustentar qualquer distorção teológica, desde a confissão positiva até a teologia da prosperidade, onde o sofrimento, a pobreza e a doença não são aceitáveis ao cristão e são fruto de sua falta de fé.

Mas se lermos os versículos que envolvem a afirmação de Jesus, perceberemos que o assunto não trata de coisas materiais, mas de espirituais.

Após verem que a figueira que Jesus não havia encontrado frutos no dia anterior tinha secado, os discípulos se maravilham. O Mestre, por sua vez, utiliza a oportunidade para ensinar algo do Reino e afirma que se eles tiverem fé poderiam mover montanhas (v. 23-24).

Mas, logo em seguida, Jesus apresenta a montanha que devemos ter fé para mover: o perdão.

"E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas" (Marcos 11:25,26).

Creio que o Espírito Santo ainda opera sinais e ainda distribui dons conforme a Sua soberana vontade, mas de nada adianta operarmos sinais e maravilhas se não formos capazes de perdoar.

A fé necessária para mover as montanhas físicas é ínfima diante da fé necessária para perdoar uma ofensa, para não desejar o mal contra alguém  e para confiar ao Deus a causa.

Quantas vezes nos preocupamos em ver sinais, prodígios e maravilhas, buscamos apenas o movimento, mas não alimentamos a fé necessária para perdoar alguém? Jesus declara que tudo o que pedirmos em oração, com fé, receberíamos, principalmente a capacidade para perdoar o pecado cometido contra nós.

Essa é a maior montanha que você poderá mover e talvez seja a mais difícil de todas. Curar os enfermos, ressuscitar os mortos ou fazer qualquer outro prodígio não se compara com a aniquilação da minha própria vontade, a mortificação do meu senso de justiça e do meu desejo de vingança para que a vontade de Deus e a justiça dEle seja feita.

Tudo o que você pedir com fé receberá, inclusive a capacidade para perdoar.

Que Deus lhe abençoe e até amanhã em mais um #LittleDevocional.