Ensina-nos a contar nossos dias

"Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios." (Salmos 90:12)

📖 Medite

Chegamos ao final de mais um mês, encerramos mais um ciclo de nossa vida e amanhã estaremos iniciando a segunda metade do ano. Por mais que seja um dia como qualquer outro, datas como essa nos dão o cenário perfeito para refletirmos sobre o rumo que nossa vida tem tomado.

É o momento de parar, avaliar, refletir, planejar e se preparar para iniciar mais uma etapa seguindo na direção correta. Não é um exercício simples ou fácil, pois se fosse o salmista não pediria o auxílio de Deus para que ele fosse capaz de contar seus dias.

Não se trata apenas de relembrar o passado, de manter as memórias vivas ou de alimentar algum tipo de nostalgia. Ao contrário disso, o que o salmista clama ao Senhor é que ele tenha a capacidade de olhar para a sua trajetória e identificar nela os rumos que sua vida tomou para perto ou para longe da vontade de Deus.

Ele olha para trás a fim de alcançar um coração sábio, ele conta seus dias com o propósito de ajustar a trajetória que seguirá adiante, tal como um navegador que olha para as estrelas e traça o caminho que percorreu em sua navegação e alinha a embarcação corrigindo o curso se necessário.

É um exercício que requer humildade de nossa parte, pois inevitavelmente encontraremos desvios em nossa caminhada, identificaremos vícios e pecados que, na correria do dia a dia, acabamos aceitando ou considerando como "normais". Talvez até tenhamos justificado eles com pensamentos como: "que mal tem?" ou ainda "minha já é tão dura, que problema há em manter esse prazer?".

Por isso, devemos clamar pelo auxílio do Espírito Santo nessa empreitada de contar nossos dias e sondar nosso coração. Sem Ele não seremos capazes de lançar luz nos cantos mais profundos de nossa alma e, com ousadia, cortar cada mal pela raiz.

A tendência do coração humano sempre será seguir pelo caminho mais tranquilo e de menor sacrifício, no entanto, a sabedoria se encontra do lado oposto da apatia. Ninguém se torna sábio vivendo seus vícios, ninguém alcança um espírito prudente ignorando os desvios que tomou durante a caminhada e se entregando aos prazeres da vida.

Temos mais um semestre adiante de nós. Um livro em branco, uma história pronta para ser escrita. Podemos simplesmente seguir o fluxo da existência e viver uma vida apática e sem propósito ou, como Deus deseja, podemos parar, avaliar, refletir e tomar o rumo certo.

Não sei como foi seu primeiro semestre de 2025, não sei quais lutas ou adversidades você enfrentou, nem quais derrotas, perdas e tragédias marcaram seu início de ano, ou ainda, quais desvios você tomou na caminhada, entretanto, este é o momento de reavaliar cada decisão e cada passo que você deu.

É a hora de avaliar se eles te aproximaram ou te afastaram da sabedoria que vem do alto e, com a graça de Deus, tomar um novo rumo neste novo semestre que se inicia.

🙏🏻 Ore conosco

Pai, oro a ti lhe agradecendo por mais esse semestre que o Senhor me deu. Obrigado por tua infinita graça e bondade, obrigado por me dar a oportunidade de encerrar mais um ciclo e pela oportunidade que está me dando de iniciar outro em tua presença. Peço perdão pelos meus pecados, meus desvios, por muitas vezes viver uma vida aquém daquela que o Senhor tem para mim. Lhe peço para que me auxilie a viver a vida que o Senhor deseja, ajude-me a contar meus dias para que eu caminhe cada vez mais e mais rumo à sabedoria. Oro, em nome de teu filho Jesus. Amém.