Observem os pássaros
“Observem os pássaros. Eles não plantam nem colhem, nem guardam alimento em celeiros, pois seu Pai celestial os alimenta. Acaso vocês não são muito mais valiosos que os pássaros?” (Mateus 6:26 — NVT)
📖 Medite
Talvez a maior dificuldade do ser humano é confiar na provisão divina. Poderíamos até tentar argumentar que esse mal é fruto de nosso século, porém em toda a escritura encontramos alertas, correções e orientações neste sentido.
A própria Lei Mosaica, ao estabelecer o dia de descanso, já revelava a dificuldade do coração humano em reconhecer que é Deus quem provê o sustento. Em outro lugar o salmista escreve afirmando que se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalhamos.
Talvez nossa era digitalizada tenha apenas aumentado a proporção desta ansiedade, mas a verdade é que nascemos inclinados a esquecer que não é na força de nosso braço que devemos confiar.
E aqui não falo como um sábio que está livre de tais sofrimentos.
Constantemente sou tomado pela ansiedade e inquietações pelo dia do amanhã.
Enquanto escrevo essa reflexão, minha mente vaga. Recordo das diversas parcelas de contas assumidas, da necessidade de economizar e de possibilidades para incrementar um pouco mais a renda.
Estamos todos no mesmo barco. Deixamos o Éden e, na separação provocada pelo pecado, nos esquecemos que, apesar da terra dar de seu fruto em resposta ao suor de nosso rosto, ainda assim quem tudo sustenta e provê é o Criador.
A vida poderia ser muito mais tranquila se, com convicção, compreendêssemos o ensino de Jesus. Alguns poucos homens e mulheres encontram nas palavras do Mestre o descanso para a alma e a paz em meio à tempestade.
Enquanto me preocupo com as contas de amanhã, o cambacica canta despreocupado, talvez porque instintivamente reconhece que a sua próxima refeição já foi preparada pelo Criador que, com alegria, ouve seu canto.
Quantas ações de graças e louvores deixamos de oferecer ao Senhor por causa de nossas inquietações? Quantas vezes deixei de me alegrar com o ar que respiro e com o café preto que, religiosamente, tomo todos os dias à tarde?
Talvez a vida não esteja tão bela porque, ao contrário dos pássaros que cantam em júbilo pelo sol que se levanta, nos esquecemos que o Senhor sustenta todas as coisas.
🙏🏻 Ore
Pai, oro a ti colocando em tua presença os medos e as ansiedades de meu coração, perdoe-me por esquecer, diversas vezes, que o Senhor é soberano, por me deixar levar pelas inquietações desta vida e por não descansar em ti. Ajuda-me a confiar na tua provisão, no teu sustento e na tua bondade. Que neste dia o teu Espírito Santo encha a minha vida com a paz que excede a todo entendimento. Assim eu oro, em nome de Jesus, amém.
Esta meditação foi, originalmente, publicada em minha newsletter no Substack e achei interessante publicá-la na LittleNews de hoje. Caso seja de seu interesse, lhe convido para acompanhar meus ensaios diários e contos de ficção cristã publicados todos os sábados.